Fones: (51) 3222-6767 / (51) 3395-2769     Sobreaviso 24h: (51) 9 9878-0670

O Instituto

Kant referiu-se à integridade física, ou seja, à saúde do ser humano, como elemento indispensável para o exercício pleno da liberdade, na qual está incluída indiretamente a questão da cidadania. Assim, o moderno conhecimento científico disponível não dá suporte à idéia dominante de que a mais importante missão da Odontologia é "tratar os dentes das pessoas". Essa visão "dentária" da profissão é definitivamente incompatível com as responsabilidades e as atuais atribuições do Cirurgião-Dentista, como membro das Equipes de Saúde, especialmente dentro do ambiente hospitalar, e frente às demandas da sociedade.

map Após 20 anos dedicados à especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais, com destacada produção científica como especialista, pesquisadora e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tendo instalando, a partir de 1994, a Unidade de CTBMF no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a Profa. Dra. Edela Puricelli teve a convicção de que deveria implementar, no Rio Grande do Sul, um serviço que congregasse fundamentos éticos e humanísticos para tornar-se um Centro de Excelência em Odontologia no ambiente hospitalar, além de alta competência técnica e perfil acadêmico na formação de seu Corpo Clínico e para a assistência ao paciente; acesso às biotecnologias e de diagnóstico de última geração e atualização constante de seus profissionais, junto à Comunidade Científica nacional e internacional. Para tanto, foi necessário investir nas novas gerações de Cirurgiões-Dentistas, na busca de que alguns progredissem dentro desta filosofia humanística de atenção, associando competência técnica, produção científica e acadêmica.

 

O Instituto Puricelli & Associados iniciou suas atividades no Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre no ano de 2000, implementando o modelo assistencial baseado na integralidade da atenção em saúde - "saúde é uma só". Desenvolveu suas atividades em duas unidades hospitalares. Uma voltada ao público adulto, inicialmente na Policlínica Santa Clara e, após, no Hospital Dom Vicente Scherer-HDVS, e outra para o pediátrico no Hospital da Criança Santo Antônio-HCSA. De 2004 a 2008, dentro de um projeto inovador, projetou e implantou o Núcleo de Saúde Bucal do Hospital Moinhos de Vento na Unidade Iguatemi,em Porto alegre, com modelo assistencial de Clínica Integrada.

Em 2008 desenvolveu, em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, projeto da Criação do Centro de Odontologia da Santa Casa, o qual foi inaugurado em agosto de 2010, com modelo assistencial clínico e cirúrgico odontológico de complexidade. Nesta nova iniciativa, pioneira na América Latina em porte e complexidade, as especialidades clínicas da Odontologia ganharam um espaço ampliado na visão de uma saúde para todos, favorecendo aos atendimentos para pacientes portadores de necessidades especiais, transplantados de órgãos, oncológicos, diabéticos, cardiopatas, dentre outros. Foram considerados, para este Centro, Cirurgiões-Dentistas com perfil clínico-odontológico capacitados para atuar interprofissionalmente com visão de saúde sistêmica do paciente, associando suas atividades à equipe de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais e, assim, inovando na atenção odontológica de complexidade clínica e cirúrgica aos pacientes internados e crônicos.

Na trajetória pessoal da Dra. Edela Puricelli, em 1999 e em 2002, integrou o Education Committee e o Executive Committee da International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons - IAOMS, respectivamente. Em 2006 tomou posse como Presidente da Asociación Latinoamericana de Cirugía Buco Maxilo Facial - ALACIBU. Em 2011 foi reconduzida por indicação da ALACIBU ao Executive Committee da IAOMS como Latin American Representative. Nestas ocasiões marcou a luta do Brasil em liderar a especialidade de modo pioneiro, junto a estas instituições internacionais, além de destacar as mulheres da especialidade, cujos cargos, até então, jamais haviam sido ocupados por elas.

© 2018 Instituto Puricelli. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por  Dableo Comunicação.